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Como aumentar sua captação de alunos nas redes sociais?

Agência > Redes Sociais > 11/07/2016

#Redes Sociais

As redes sociais não são um meio específico para realizar vendas. Porém, utilizando-as da maneira certa e respeitando sempre os seus princípios básicos: humanização e relacionamento, você pode alcançar resultados incríveis não apenas na captação de novos alunos, mas também no fortalecimento da sua marca educacional e no seu Capital Social.

Confira dicas para aumentar a sua captação de alunos utilizando as redes sociais:

 

1. DEFINA O MELHOR CANAL PARA SE CONECTAR COM SEUS ALUNOS.

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, seja ela online ou offline, você precisa conhecer o seu público, seus alunos e futuros alunos. Isso significa que você precisa saber onde eles estão, quais mídias acessam com maior 

frequência, quais são seus principais interesses e como ele gostaria de se relacionar com a sua escola.

 

As redes sociais não transmitem a mesma receptividade de um contato pessoal, por isso é preciso saber se seus alunos e possíveis alunos têm interesse em se relacionar com a sua escola utilizando as redes sociais, caso contrário você pode 

correr o risco de se tornar invasivo, ou até mesmo inconveniente.

 

Hoje em dia muitas escolas tem optado por implementar suas estratégias digitais por meio do Facebook. Afinal, querendo ou não, essa é a rede social de maior acesso não só no Brasil, mas também em países como Estados Unidos e Índia.

Porém, com a recentemente mudança em seu algoritmo, tem sido cada vez mais difícil ter visibilidade sem investimento nessa mídia social. Por isso, empresas e pequenos empreendedores tem investido cada vez mais em redes sociais alternativas, que possuem grandes quantidades de usuários, mas que ainda não são tão exploradas por empresas e anunciantes. São elas: Instagram, Linkedin, Pinterest, Google + e outras. 

 

É preciso escolher com segurança qual o melhor canal a sua empresa deve investir, caso contrário o resultado da sua captação de alunos nas redes sociais não será positivo. Afinal, você precisa investir onde o seus alunos e interessados estejam.

 

2. CRIE CONTEÚDO DE QUALIDADE – SEJA RELEVANTE!

Conteúdo é rei. Sem conteúdo de qualidade, você não conseguirá atrair a atenção dos seus alunos interessados e, assim, não se relacionará com eles. Perdendo a chance de captá-los ou até mesmo fidelizá-los.

 

Conheça profundamente seus alunos e procure atender aos seus anseios. Forneça as informações necessárias para que ele se interesse pela sua escola. Eduque-os, simule o caminho que eles percorrem diariamente nas redes sociais e crie conteúdos assertivos para cada dificuldade ou barreira que ele encontrar.

 

Dessa forma, você está não apenas produzindo conteúdo de qualidade, como também fornecendo ao seu interessado insumos valiosos para o relacionamento dele com a sua escola seja muito bem sucedido.

 

3. OUÇA O QUE SEUS ALUNOS E INTERESSADOS TÊM A DIZER SOBRE VOCÊ

Fazer simulações sobre o comportamento do seu público, e até mesmo criar personas, são passos fundamentais para ter sucesso com suas estratégias digitais. Porém, mais assertivo do que supor certos hábitos, é ouvir do seu público o que ele tem a dizer sobre sua escola.

 

Procure pelas pessoas que possam se interessar pela sua escola. Faça a elas uma pequena apresentação e ouça suas considerações. Dessa forma, você saberá exatamente o que está faltando para que sua captação de alunos nas redes sociais decole.

 

O mais interessante das redes sociais é que elas permitem este tipo de ação de forma simples e eficaz, sem ser invasivo ou inconveniente. Você pode criar enquetes, participar de grupos de discussões e, ainda, criar um espaço na página do seu negócio onde seus alunos e prospects podem compartilhar suas opiniões.

 

Mas cuidado, para que as pessoas se conectem com você o seu conteúdo precisa ser, acima de tudo, relevante!

  

4. COMPARTILHE HISTÓRIAS SOBRE SUA ESCOLA OU REDE 

Nós, seres humanos, em nossos ambientes familiares, gostamos bastante de ouvir e contar histórias, não é verdade? Nas redes sociais não é diferente. Gostamos de acompanhar os eventos cotidianos das pessoas que gostamos, ver suas fotos e suas conquistas.

 

A sua escola ou rede tem uma história legal para compartilhar? Vocês passaram por alguma experiência que mostre para as pessoas a identidade de vocês? Compartilhe.

 

Histórias tornam as empresas mais humanas. Com elas você consegue transmitir melhor para o seu público a sua trajetória, os seus valores e até mesmo os aprendizados que teve durante a sua jornada. 

  

5. FAÇA PERGUNTAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELO SEU PÚBLICO- INCENTIVE DIÁLOGOS 

Muitas vezes idealizamos um curso ou um serviço, acreditando que ele possui apenas uma finalidade. Porém, há situações em que sua escola acaba auxiliando em outras atividades ou processos e você nem imaginava que isso poderia acontecer.

 

Pergunte para o seu aluno, ou prospect, como é sua instituição para ele, ou de que forma você o auxilia nos negócios dele. Essa é uma maneira interessante de ampliar o campo de vendas que você se restringia, e até mesmo criar novos significados para sua escola e, assim, aumentando sua captação de alunos nas redes sociais. Além de conseguir mais informações sobre o seu público, você consegue também incentivar o relacionamento com os seguidores nas redes sociais.

 

Os alunos gostam quando as instituições de ensino perguntam sobre o atendimento, ou sobre a eficácia do seu serviço. Interesse-se pelo seu público, e ele terá muito mais interesse em você!  

 

6. IDENTIFIQUE O TIMMING CERTO PARA FALAR SOBRE MATRÍCULAS – SEJA A SOLUÇÃO DELES! 

Calma! Nós sabemos que o seu interesse – e o de dezenas de outros profissionais não é apenas criar e manter um relacionamento com o seus alunos e interessados. Você deseja ver os resultados, ver o seu esforço sendo reconhecido, e claro, ver aumentar seus resultados na captação de alunos nas redes sociais.

 

Pois bem, o relacionamento nas redes sociais não é muito diferente do que o marketing de conteúdo nos blogs e outras mídias. O seu trabalho ali, com a aquele público, é entregar insumos para qu os serviços que ela oferece.

 

Para que a sua página se transforme em uma comunidade sustentável você precisa incentivar seus seguidores a conversarem não apenas com você, mas também com outros membros deste grupo.

 

Por exemplo, vamos supor que João tenha uma dúvida sobre um de seus cursos, ou alguma consideração, e Ana já tenha vivido a mesma situação e a sua escola conseguiu solucionar suas dúvida com sucesso.

 

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